Entenda essa modalidade de construção
Para desmistificar o termo “pré-fabricado” é necessário ir por partes. Primeiramente, uma casa de madeira pré-fabricada é uma modalidade de construção em que preparam as peças que compõem a residência para que se encaixem perfeitamente uma nas outras. A vantagem desse estilo de edificação é, principalmente, a rapidez para montar a casa.
Perguntas frequentes sobre casas de madeira
Normalmente, quando se trata de casas feitas com madeira, surgem perguntas comuns .Uma dessas perguntas recorrentes questiona se a construção das áreas úmidas da casa também utiliza madeira ou se a umidade pode comprometer toda a casa. A resposta é: não. A construção das áreas úmidas da casa – como o banheiro e a cozinha – utiliza alvenaria tradicional justamente para evitar qualquer tipo de infiltração de água na madeira.
Além disso, muito se questiona sobre a infestação de cupins em casas de madeira. Essa informação não passa de um mito, pois a imbuia, madeira usada na construção, repele naturalmente os cupins. Além disso, com a manutenção correta, utilizando apenas um produto – o verniz – você consegue evitar que os insetos façam ninhos, lembrando que pode aplicar essa proteção a cada cinco anos.
Outra questão recorrente é que a casa de madeira fica feia com o passar dos anos. Bem, essa é outra desinformação. Claro que isso depende principalmente do zelo do próprio morador, seja ele dono de uma casa de madeira ou de uma edificação de alvenaria. Entretanto, a madeira é bonita por si só e com alguns simples cuidados de manutenção ela apresenta resultados satisfatórios no quesito durabilidade. Mesmo em áreas que sofrem com abalos sísmicos, por exemplo. Países como Japão e Estados Unidos da América adotaram essa modalidade de edificação há muitos anos para poder usufruir principalmente de sua resistência contra desastres naturais.
Vantagens em relação à alvenaria tradicional
Se comparada com uma obra realizada em alvenaria tradicional, as casas de madeira oferecem mais vantagens na execução:
- Melhor custo benefício: gasta-se menos com a construção devido à economia em materiais e o menor tempo da execução.
- .Projetos exclusivos: Existe liberdade para planejar a casa. A construção se dá em um sistema estrutural bem definido, portanto possibilita praticamente qualquer projeto.
- Obra mais limpa: Como o material a ser utilizado na obra já vem praticamente pronto, há pouca sobra de materiais na obra.
- Construção sustentável: Toda a madeira utilizada é acompanhada pelo documento de origem florestal e controlada pelo Ibama, então é uma madeira legal. Além disso, com a adoção de paredes duplas de madeira se reduz drasticamente a utilização de cimento na obra, material esse que gera muito mais poluição em sua cadeia produtiva que a madeira.
Aproveite essas informações e sinta-se seguro para planejar o seu futuro imóvel.
Por Caroline Nunes