A resistência de uma casa pré-fabricada em madeira está muito ligada à qualidade do material, execução da obra e manutenção do imóvel. Casa de Madeira: três pontos relacionados à durabilidade
Para qualquer estilo de construção, o conceito de durabilidade está diretamente ligado a três pontos principais:
Qualidade da matéria prima
Quando se fala em casa pré-moldada em madeira, a maior preocupação é justamente o tipo de madeira utilizada. Existem diversas opções no mercado e é importante saber a aplicabilidade de cada uma delas e se seu uso é viável para a edificação de uma moradia. Por exemplo, madeiras como pinus e eucalipto, que são amplamente utilizadas na construção civil em geral, têm uma durabilidade natural muito baixa, o que requer muita atenção com sua manutenção e tratamento para que não se deteriorem. Já a Imbuia, utilizada nas construções das Casas Condor, é uma madeira nobre, densa e com durabilidade natural, o que não requer manutenção constante.
Condições para a construção em geral
Características da concepção da casa, qualidade dos materiais empregados, execução da obra de forma responsável, projeto estrutural, elétrico e hidráulico são pontos cruciais para prever a durabilidade de um imóvel pré-fabricado em madeira.
Além disso, é importante saber se a fundação da casa foi feita de maneira adequada e se a execução da obra foi realizada com a supervisão de uma equipe de engenharia.
Manutenção
Toda obra deve receber manutenção de tempos em tempos. Casas pré-moldadas em madeira, por exemplo, devem ser envernizadas principalmente na área externa, local de maior exposição à chuva e ao sol.
No caso da construção em madeira de alto padrão, como os projetos das Casas Condor, os materiais selecionados são de qualidade e devidamente certificados. Esses predicados facilitam a manutenção da casa, pois os materiais resistem naturalmente aos fatores climáticos. Isso faz a reforma ser motivada por fatores estéticos e não por baixa resistência.
Se a obra utiliza uma madeira mais frágil e de menor qualidade, a manutenção deverá ser bem mais frequente, para que a casa garanta durabilidade sem a necessidade de substituição de peças.
Ao utilizar materiais de alta qualidade de construtoras que prezam a satisfação do cliente, a preocupação com a manutenção é reduzida, o que proporciona um modelo de construção que permanecerá estável para as próximas gerações.
Ou seja: a durabilidade de uma casa pré-fabricada está conectada às escolhas de seu morador no que tange a qualidade do material e da empresa responsável pela edificação, para que dessa forma seja possível realizar a obra de forma responsável, o que irá proporcionar maior tempo de vida útil e manutenções com intervalos maiores.
Inspire-se com os projetos das Casas Condor e entre em contato para fazer um orçamento.
Por Caroline Nunes