As cores e materiais escolhidos são essenciais para tornar o ambiente mais agradável e aconchegante

Na hora de escolher o acabamento de uma casa pré-fabricada em madeira é importante se atentar aos detalhes, como os revestimentos e pisos que irão compor toda a residência, seja ela térrea ou de mais de um pavimento. Veja a seguir algumas dicas para facilitar na hora de escolha.

Nas áreas internas, o comum é utilizar o revestimento apenas na cozinha, banheiros e área de serviço, o que facilita principalmente na higiene do local. Logo, o recomendado é que a escolha do piso nestas áreas seja feita em conjunto com o azulejo, pensando na harmonia entre cor e forma de ambos. A lógica é a mesma para a escolha de todos os detalhes e acabamentos na casa de madeira maciça: para ter a iluminação favorecida, é recomendado optar por cores mais claras no revestimento. Elas ampliam o ambiente, fazendo-o parecer maior e proporcionam um belo contraste com o restante da construção.

Para as áreas externas, é interessante optar por revestimentos em pedra (estilo São Tomé e Canjiquinha, por exemplo), para dar um toque de beleza à alvenaria e equilibrar com as tonalidades, formas e contrastes que a madeira carrega naturalmente. Outra opção muito utilizada e que combina com áreas externas é o revestimento de tijolinho.

Em casas com espaço gourmet, a parede sobre a bancada costuma receber revestimento cerâmico também, mas como essa já é uma área externa (e naturalmente bem iluminada) não se tem necessidade de adotar revestimentos claros.

Principalmente para projetos pequenos ou térreos, a orientação é adotar o mesmo padrão na parte da sala, circulação e dormitórios da casa, para assim, evitar a necessidade de colocar soleiras nas portas dos dormitórios. Com isso, a casa parece mais ampla. Do contrário, se cada cômodo da casa possuir um piso diferente, a sensação é oposta, e o ambiente parece menor, pois as soleiras delimitam os ambientes, trazendo esta impressão de redução do espaço.

No caso das casas de madeira maciça, as paredes costumam ser mais escuras, então a dica para criar um bom contraste é optar por pisos claros. Isso também resulta em um ambiente mais aconchegante.

Em regiões mais frias é comum que as casas utilizem o piso de madeira em todo o projeto, para manter a construção mais aquecida e confortável, mesmo com as baixas temperaturas.

O principal na hora de escolher é sempre estar de acordo com o que é necessário para deixar cada local o mais funcional possível, para que com isso o morador se sinta satisfeito e confortável.

Entre em contato com as Casas Condor para descobrir o projeto que mais se encaixa nos seus planos.

Por Caroline Nunes