Frágil? Cara? Difícil manutenção? Nada disso! Veja a desmistificação de assuntos relacionados às casas de madeira. Os mitos e verdades sobre as Casas de Madeira.
- Madeira é mais cara do que alvenaria?
Não. No Brasil é comum que as casas sejam construídas na modalidade alvenaria. Entretanto, se o morador botar o valor da obra na ponta do lápis, perceberá que a casa pré-fabricada de madeira sai com custo bem mais em conta do que a de alvenaria. Isso se dá devido à baixa perda de materiais – pois as peças que compõem as casas pré-fabricadas de madeira são encomendadas de acordo com as necessidades do cliente. Saber quanto se irá gastar antes da moradia estar pronta também contribui para um orçamento mais enxuto. A dica é que o consumidor compare o m² de madeira com o m² de tijolos.
- Casas de madeira são construídas de forma mais rápida?
Sim. Em média, uma casa pré-fabricada de madeira fica pronta 40% mais rápido do que a tradicional de alvenaria. Além disso, deve-se levar em consideração que as tecnologias para essa modalidade de construção foram melhorando com o tempo e, consequentemente, os projetos estão sendo elaborados para garantir eficiência, rapidez, eficácia e segurança. As etapas da construção de uma casa de alvenaria dependem do clima, da secagem do cimento e do concreto. Enquanto isso, na casa de madeira, o clima só será relevante quando o morador for realizar o processo de envernização/impermeabilização da casa, sendo que a madeira já vem tratada contra a umidade de fábrica.
- As casas pré-fabricadas em madeira possuem resistência contra desastres sísmicos, como tremores?
Sim, principalmente se o morador optar por paredes duplas. Essas divisórias, combinadas à boa estruturação do imóvel, aumentam a resistência da casa, além de proporcionarem sofisticação ao ambiente. O Japão opta por casas de madeira principalmente pela segurança que elas transmitem contra desastres naturais. As casas de alvenaria cedem primeiro e as casas de madeira sequer são danificadas.
- A madeira irá estragar com o tempo?
Com o devido cuidado, não. Existem construções de madeira que já têm mais de 1.300 anos e continuam intactas, como é o caso do templo Horyu-ji, no Japão. Além disso, o verniz protege o material e deve ser aplicado, em média, a cada 10 anos, para manter a conservação e evitar a presença de cupins em madeiras sensíveis a este inseto, por exemplo.
- A madeira é resistente o suficiente para ser o material principal da construção de uma casa?
Sim. Ela é mais forte do que outros materiais de construção, principalmente a Imbuia. No mais, a madeira também é versátil, contando com inovações tecnológicas, que permitem ainda maior liberdade de design.
- É muito difícil fazer modificações nas casas de madeira?
Não. Você nunca estará preso a um projeto de casa de madeira. Fazer alterações durante a construção é simples e barato, quando comparado a outros materiais. Ao contrário de uma casa de alvenaria, em que os erros e alterações geram desperdício, as alterações nas casas de madeira podem ser facilmente “recicladas”.
- Essa modalidade de construção é sustentável?
Sim. Casas pré-moldadas de madeira são benéficas ao meio ambiente. Isso porque para sua criação, menos gás carbônico é produzido pelas empresas e durante a construção há menos desperdício de energia. Além disso, a casa de madeira é um grande armazém de CO², já que essa substância fica preservada no interior das tábuas, durante toda a vida da casa. Vale ressaltar também que casas de madeira são isolantes térmicos e acústicos naturais.
Por Caroline Nunes