Lustres, pendentes e luminárias: você sabe a diferença?

 A iluminação artificial é um dos principais pontos decorativos em uma casa pré-fabricada em madeira, pois muda completamente o clima do ambiente. Com a escolha certa é possível criar efeitos visuais que valorizam o espaço.

Entre tantas opções de lâmpadas, sistemas e outras soluções para escolher corretamente a iluminação, muitas pessoas se confundem quanto ao tipo correto de elemento que pode ser utilizado, sendo a dúvida mais comum a diferença entre lustre, pendente e luminária. Entenda as características de cada um dos itens e veja quais são as melhores maneiras de harmonizá-los aos ambientes do seu imóvel pré-fabricado.

Lustres

Comumente associado a ambientes sofisticados, os lustres têm como principais características o fato de ficarem presos ao teto, além de diferentes ramificações com várias lâmpadas em seu design.

No mercado, os mais comuns de serem encontrados são os clássicos, decorados com peças de cristal refletivo. Entre os ambientes mais decorados com essas peças, estão as salas de estar e jantar, além de espaços amplos, geralmente utilizados para ocasiões especiais, em que os lustres ficam evidenciados na decoração.

Escolher um lustre é um desafio em que se deve levar em consideração uma série de dicas. A primeira delas é com relação à proporção do ambiente: se, por exemplo, sua sala de jantar é pequena, com teto mais baixo, o ideal é escolher um lustre de embutir que seja discreto, pois trará elegância sem comprometer a leveza na decoração. Porém, se o espaço for maior, é possível utilizar lustres grandes e com mais detalhes, já que a amplitude do ambiente dará mais harmonia à decoração.

Pendentes

Geralmente associados a ambientes modernos, os pendentes são desenhados com um fio suspenso do teto até a ponta onde está encaixada a lâmpada.

Esteticamente interessantes, essas peças podem ser encontradas com farta diversidade no design e cores que complementam as peças. São muito utilizados de maneira mais funcional, como para iluminar bancadas e mesas na sala de jantar.

A ideia de utilizar um pendente é associar funcionalidade e estética aos espaços. Utilizadas mais comumente sobre bancadas e mesas, essas peças trazem aconchego e praticidade.

O principal cuidado está no acabamento das peças. O ideal é escolher aquelas que dialoguem com a decoração local. Se, por exemplo, o ambiente é mais minimalista, o ideal é escolher um pendente discreto ou de forte contraste com os demais elementos. Se a opção é um ambiente moderno, peças mais coloridas e arrojadas trarão ótimos resultados.

Luminárias

As luminárias são assim chamadas por englobarem uma grande quantidade de elementos para iluminação. Paflons, spots, arandelas, fitas LEDs e outros tipos, são chamados de luminárias de maneira mais generalista.

Para não errar na escolha da luminária que irá compor o ambiente da sua casa pré-moldada em madeira é importante compreender que elas precisam seguir o estilo do cômodo. Ou seja, você pode optar por vários spots ao longo do teto, escolher fitas LED para encaixar em espaços embutidos no forro entre outras sugestões.

Lembre-se de que, seja qual for a sua escolha, sempre valerá a pena conversar com um bom designer de interiores que indicará a melhor peça para compor perfeitamente o espaço desejado em seu imóvel pré-moldado ou escritório.

Por Caroline Nunes