Planeje o espaço e valorize o imóvel com essa opção de arquitetura
Antigamente, a palavra deck era restrita aos navios. Hoje é uma solução extremamente valorizada para dar mais vida a um ambiente e trazer a ele elementos da natureza. Eles podem ser compostos de porcelanato, piso de cimento e plástico, mas o material original é a madeira que, por ser quente, traz aconchego e conforto para um ambiente – principalmente em áreas com azulejos, pisos de porcelanato ou que utilizam cores frias.
Veja quais são as melhores formas de usar o deck na sua casa de madeira.
Deck Modular
O formato modular é a forma mais prática de montar o seu deck. Ele possui um sistema de encaixe do tipo “macho-fêmea” feito por uma estrutura de borracha que traz versatilidade para o ambiente e simplicidade no momento da instalação.
Além disso, não é necessário gastar com profissionais para montá-lo e nem haverá necessidade de pregar a madeira para fixá-las. Esses fatores ainda diminuem significativamente o custo total de construção. O uso desse tipo de deck é mais recomendado para áreas externas, como em jardins e piscinas. Por conta disso, é imprescindível fazer a impermeabilização da madeira para que não sofra com sua exposição ao sol e umidade.
Deck tradicional
A segunda forma de montar seu deck é usando a madeira comum. O material é recomendado tanto para uso externo – como churrasqueiras e piscinas – quanto para uso interno também. As madeiras mais utilizadas são Imbuia, Ipê, Jatobá, Massaranduba, Angelim e Itaúba. Como a instalação ser mais trabalhosa, é importante chamar um profissional da área para que a montagem seja feita da maneira adequada.
Deck vertical
Os mais comuns são os decks situados no solo, mas engana-se quem acha que essa é a única maneira de usá-los para deixar um ambiente mais sofisticado e moderno. Eles podem funcionar muito bem em paredes e também em ambientes internos como salas, lavabos, painel para televisão, estantes e armários.
Com um deck na parede, por exemplo, é possível instalar um jardim vertical que ocupa pouco espaço seja fácil de cuidar. O importante é usar da criatividade e inovar.
Para fazer as tábuas permanecerem juntas, use um lápis para marcar onde a próxima madeira deverá ficar e coloque um prego em cima da marcação. Entre a madeira anterior e o prego insira a outra tábua do deck. Pregue a tábua às madeiras inferiores e então retire o prego suporte. Repita o processo com o restante das madeiras.
Instalação
Antes de tudo, é fundamental planejar o espaço onde estará o deck. Procure saber as medidas do local e calcule quantas madeiras ou módulos serão necessários. As tábuas de madeira são vendidas com medidas fixas, mas é possível recorrer a um marceneiro para cortá-las do tamanho desejado.
Para instalar o deck, contrate um profissional para concretar o chão e inserir junto duas madeiras paralelas onde serão perfurados os pregos do futuro deck. Essas madeiras devem ficar um pouco mais altas para que o deck não tenha contato direto com o chão e haja espaço para o fluxo da água.
Depois disso, coloque cada tábua ao lado da outra e vá inserindo os pregos – preferira os de inox sem cabeça – ao se encontrarem com a madeira sublocada.
Inspire-se com a ideia de ter um deck na sua casa pré-fabricada em madeira. Consulte os profissionais das Casas Condor e faça um orçamento.
Por Caroline Nunes