O objetivo do projeto era manter as vistas voltadas para cima e não para fora da residência. Inspire-se com esta casa de madeira curvilínea admirável.
A Roofless House está localizada em Atherton, uma cidade do Vale do Silício que fica na mesma rua da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A comunidade suburbana é caracterizada por árvores maduras e grandes casas escondidas atrás de cercas. Dado o clima temperado da região, o cliente queria uma casa em que pudessem passar muito tempo ao ar livre. De acordo com o escritório de arquitetura responsável, Craig Steely Architecture, a visão da casa era voltada para a parte traseira das casas vizinhas, que, como a maioria das residências suburbanas típicas, são enormes e vazias.
Uma solução inteligente foi inventada. Em vez de fornecer visualizações horizontais, a equipe concentrou-se em direcionar as vistas para cima, em direção ao dossel das árvores e ao céu em constante mudança. Isto foi alcançado cercando a casa térrea com uma parede de madeira sinuosa que se eleva a 4,4 metros.
O que distingue este edifício é a parede curva contínua que o rodeia: essa cerca curvilínea envolve totalmente a casa, bloqueando as vistas menos desejáveis, concentrando-se nas visões mais significativas e criando interesse à medida que a luz do sol e as sombras se movem.
Dentro do muro há o telhado plano, ligado por uma longa passagem de ar e instalado entre pátios ao ar livre. Metade da casa contém as áreas públicas, enquanto a outra parte engloba uma suíte master e um quarto adicional.
Uma grande porta pivotante de vidro serve como entrada principal para a residência. Os quartos são abertos e arejados, com portas de vidro retráteis que dão acesso aos pátios. Materiais terrosos, como piso de travertino e paredes revestidas de cedro, reforçam a conexão com a natureza.
A propriedade é coberta por grama nativa, que cresce da calçada para a parede curva. O local também está repleto de árvores originais de carvalho e pau-brasil, além de bétulas recém-plantadas.
A Craig Steely Architecture é conhecida por criar residências criativas em locais desafiadores. Outros projetos do estúdio incluem o Lavaflow 7, uma casa construída nas encostas de um vulcão ativo no Havaí, e a Casa de Pam e Paul, que fica em uma encosta íngreme e arborizada em Cupertino, Califórnia.
Inspire-se com esse projeto e invista em uma residência pré-fabricada em madeira das Casas Condor.
Arquitetura: Craig Steely Architecture
Cliente: Maria Tovar
Fotografia: Darren Bradley
Fonte: Dezeen (traduzido e editado)
Revisão: Caroline Nunes