De acordo com o arquiteto responsável pela obra, Ignacio Correa, a madeira tem melhor resistência à exposição do ar salino do que os demais materiais, uma vez que ela é impermeabilizada

O arquiteto de Santiago (Chile), Ignacio Correa, construiu esta casa de madeira forrada na costa chilena e acrescentou extensões de vidro para oferecer a vista do Oceano Pacífico aos seus moradores. A Casa Mujeres oferece um refúgio para uma família em Maitencillo, que fica a cerca de uma hora de carro ao norte da cidade de Valparaíso.

Abrangendo 120 metros quadrados, a residência é elevada do solo em postes de madeira diagonais. Por baixo do volume elevado, uma área exterior coberta no solo é o espaço de jogos para os filhos dos proprietários.

“O desenvolvimento inicial desta casa de férias, para uma jovem família de Santiago, começou reconhecendo a necessidade de altura de tal forma que permitiria visibilidade da paisagem marítima, proporcionando melhor iluminação, exposição e ventilação”, disse Ignacio Correa em uma declaração.

O arquiteto escolheu usar madeira local tanto para a estrutura quanto para o revestimento da casa. Ele tratou a madeira para torná-la resistente ao intemperismo causado pelo sal no ar marinho.

Blocos empilhados e girados garantem múltiplas vistas do mar da casa de praia chilena. “A escolha da madeira está relacionada à disponibilidade de bons carpinteiros na área”, afirmou o arquiteto. “Este material, uma vez impermeabilizado, tem uma melhor resistência à exposição de ar salino do mar em comparação com outros”, completa Correa.

A Casa Mujeres é composta de um andar que contém as principais áreas de estar, e um volume adjacente de dois andares ocupados por quartos. Esta parte maior oferece visões diferentes da paisagem.

No lado sul do desenho de Correa, voltado para a rua, um lance de degraus de madeira serve de entrada principal. A parte superior fornece acesso a uma sala de estar e de jantar em plano aberto.

Mobiliário simples e moderno é usado para a decoração interior. Poltronas de rattan estão emparelhadas com cadeiras da sala de jantar e uma mesa de madeira mínima. Ao longo da parede norte há portas de vidro que se abrem para um longo terraço com vista para a paisagem costeira.

No interior, os quartos de duas crianças ficam ao lado do lounge, no andar mais baixo, enquanto um lance estreito de escadas leva à suíte principal, que ocupa todo o andar superior. Os moradores podem desfrutar de um segundo terraço que é acessível a partir do seu quarto.

A Casa Mujeres se une às muitas casas espalhadas ao longo da costa do Chile, como uma casa de madeira que dispõe aos moradores o máximo da paisagem.

Veja mais edificações de madeira chilena e inspire-se para adquirir uma casa pré-fabricada de madeira.

Fonte: Dezeen (traduzido e editado)
Revisão: Caroline Nunes
Fotos: Aryeh Kornfeld