O profissional formado em arquitetura garante maior funcionalidade para a os ambientes que ele planejar. A versatilidade da madeira na arquitetura das casas

O arquiteto é o profissional responsável por planejar e organizar os espaços, internos ou externos, para que as pessoas possam morar, trabalhar e ter momentos de lazer. Esse especialista visa tornar o projeto arquitetônico funcional, prático, confortável e bonito, levando em consideração fatores como a preservação do meio ambiente e as preferências do cliente, como é o caso dos profissionais das Casas Condor. O projeto arquitetônico também tem como objetivo harmonizar a iluminação, móveis e ventilação para gerar mais comodidade, além de buscar baixo custo da mão da obra.

Um dos materiais preferidos dos arquitetos é a madeira, por conta da versatilidade e de suas propriedades estéticas. Além disso, utilizar madeira em um ambiente traz conforto, aconchego e proximidade com a natureza. Seus elementos melhoram naturalmente o isolamento acústico e térmico do ambiente, principalmente se a edificação contar com paredes duplas.

Veja algumas opções de onde usar a madeira nos projetos arquitetônicos e de interiores:

Imbuia pode ser utilizada para a construção de casas pré-fabricadas em madeira. Esse material possui densidade satisfatória e é firme ao corte. Versátil, a Imbuia é considerada altamente resistente ao ataque de cupins e possui boa impermeabilidade, o que gera a baixa propensão à umidade.

Apesar de sua resistência natural, a Imbuia é fácil de ser trabalhada, proporcionando bom acabamento. Produtos como verniz e tinta secam rapidamente e são bem absorvidos, mantendo a solidez da cor.

A madeira em pergolados propicia um clima agradável, principalmente em ambientes externos, como as varandas. Para quem aprecia o cultivo de plantas, é uma opção viável para mantê-las suspensas. Além disso, pergolados cobertos com revestimento de palha ou forro de bambu são eficientes para prolongar a vida do mobiliário externo. As ripas são práticas e deslizam para facilitar a cobertura do local. Além disso, quando recebe radiação solar, o pergolado de madeira ajuda a proteger as paredes do superaquecimento e reduz a temperatura interna.

Um dos itens principais itens para decorar a sala de estar é a televisão. Para criar uma atmosfera moderna e elegante para o ambiente é escolhido um painel de madeira maciça, ideal para compor a área, já que pode ser encontrado em diversas cores, modelos, tamanhos e texturas, que combinam com diferentes estilos de decoração: moderno, rústico ou vintage. Esse tipo de painel, além de ser uma peça fundamental na hora de decorar a sala, é um móvel totalmente elegante.

A madeira em detalhes na fachada deixa a casa visualmente mais aconchegante. Um exemplo disso é o uso de brises, característicos de uma arquitetura modernista. Além do valor estético, os brises diminuem a incidência de sol dentro de casa.

A madeira pode ser usada em detalhes no ambiente para tornar o espaço mais aconchegante e harmônico. Ripas de madeira no forro podem ser aliadas ao gesso compondo uma linguagem mais rústica.

A estética que uma escada de madeira dispõe ao projeto arquitetônico é marcante. Por ser um material nobre, acaba se transformando em um item de decoração, enriquecendo o ambiente. Além disso, a madeira resiste bem aos esforços de tração, compressão, torção e cisalhamento e é muito durável.

Existem vários tipos de pisos de madeira no mercado. Os mais conhecidos são os assoalhos — tábuas de madeira maciça que possuem comprimentos aleatórios — e os tacos — tábuas com medidas padronizadas. A novidade é o piso pronto, que vem envernizado de fábrica, fazendo com que seja mais fácil de instalar e dure mais tempo.

Esse tipo de móvel é sinônimo de qualidade e longa vida útil e, em um momento em que a sustentabilidade está em pauta, os móveis de madeira maciça podem ser uma boa alternativa ecológica, devido ao seu bom manejo e o benefício da reutilização. Assim, além de exclusividade na decoração, ter um ambiente decorado com móveis de madeira maciça significa cuidado com o meio ambiente. Mesas, bancos, painéis e aparadores podem compor as inúmeras possibilidades de criação com madeiras. A elegância simplista e ousada é uma dica de decoração que tem ganhado cada vez mais espaços dentro de projetos de arquitetura e paisagismo.